!-- JavaScript Posts Resumidos-->

Páginas

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Aposentadoria por tempo de contribuição: apesar das baixas idades, estudo revela aumento significativo no tempo de contribuição dos segurados.

A Aposentadoria por Tempo de Contribuição (ATC) é um dos benefícios mais antigos pagos pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Em dezembro de 2012, foram emitidas quase cinco milhões de aposentadorias nessa modalidade. O Coordenador-Geral de Estatística, Demografia e Atuária do Ministério da Previdência Social, Eduardo Pereira, produziu um artigo que mostra que apesar de a idade média de concessão das ATC ainda ser baixa, o tempo médio de contribuição das pessoas tem aumentado. Pereira faz uma análise do comportamento dessas duas variáveis nos últimos anos. O material está publicado no Informe de Previdência Social de junho.

Para o autor, a aposentadoria por tempo de contribuição é um dos benefícios mais importantes mantidos pela Previdência. Dados de dezembro de 2012 mostram que das quase 17 milhões de aposentadorias pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) 4,9 milhões eram aposentadoria por tempo de contribuição – 29%, aproximadamente. No que diz respeito a valores, o artigo mostra que o peso das ATC é maior. Essas mesmas aposentadorias são responsáveis por 45,6% da despesa com aposentadorias previdenciárias do RGPS. Segundo Pereira, esse tipo de aposentadoria também se destaca pelo fato de serem concedidas com idades baixas. “Em 2012 a idade média de concessão da ATC para homens foi de 55 anos e para mulheres de 52 anos”, diz o autor.

Fonte:http://blog.previdencia.gov.br/